Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

Expressão Dramática - "Dia do pai"

Expressão Dramática
Teatro – Dia do Pai

O porquê do Dia do Pai?
O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março. Por que é que calha nesta data? É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.

(Coloca-se uma trilha sonora (veja dica) e, ao centro do palco, um homem caminha vestido com várias peças de roupa como: terno e camiseta por baixo, ténis num pé e noutro sandália, bermudas..., seu rosto, porém, deve estar coberto por tiras de pano para dar a impressão de que ele não tem face. Nesta apresentação vamos explorar bem a dicção e expressão).

PAI: (imponente): Até há pouco tempo meu papel na família era fácil e simples. Pão na mesa e pronto! Mas hoje? Tudo mudou! Os filhos não querem mais nem saber de um pai como foi meu pai. (reflexivo) Mas então: Como é que deve ser um Pai?

(Ele fica congelado no centro do palco. Começam a surgir os personagens. Eles andam freneticamente pelo palco declamando seus textos. Muda-se a trilha sonora. Depois de um tempo, um a um vão à frente do pai e declamam suas frases para a plateia. Enquanto o personagem recita, os outros congelam e, após a fala, voltam a andar no mesmo ritmo e continuando o falatório).

FILHO 1: (indignado): Meu pai têm muitos amigos e vive mais com eles do que comigo!

FILHO 2: (triste): Como gostaria de ter um pai. Infelizmente ele morreu antes de eu nascer!

FILHO 3: (eufórico): Hoje vai ser um dia bom: eu e meu pai vamos pescar.
Ele é um pescador de sorte!

FILHA 4: (desabafo): Como gostaria de ouvir de meu pai, pelo menos uma vez: Filha, eu amo-te!

FILHO 5: (alegre): Hoje eu e ele fizemos tantas brincadeiras juntos. Foi muito bom! Meu pai é o melhor!

FILHA 6: (apaixonada): Olhem só como é bonito este colar de palha que ganhei. E não pensem que o ganhei do meu namorado. Foi o meu pai! Gosto muito do meu Pai!

FILHO 7: (descrente): Gostaria muito de dizer-lhe o quanto ele é importante para mim, mas, infelizmente, nunca tivemos intimidade para isso!

FILHA 8: (esperançosa): Acho que um dia ele voltará! Meu coração sente isso! Volta pai, você faz-me muita falta!

(A este ponto, todos diminuem os passos e ficam em silêncio. Aos poucos, e de cabeça baixa, saem de cena. Volta-se a trilha anterior. O pai que estava congelado no centro do palco fala).

PAI: Estou muito preocupado. Será que eu, pai, sou ainda tão importante como fui até agora? Sinceramente, não tenho mais certeza sobre qual seja realmente o meu papel de pai! É isso mesmo: Algumas mulheres chegam a afirmar que já não somos mais necessários. Que elas podem muito bem criar os filhos sozinhas. Não sei de que tipo de pais estavam a falar, mas era mesmo de pai. (reflexivo) Como deve ser então um pai?
(Neste momento congela-se novamente. Entra um personagem "velhinho".
Falando com a plateia ele, oportunamente, abraça o pai num gesto de companheirismo).

VELHINHO: (sereno e sorridente) É, completaram-se 42 anos de exercício neste mandato (sorrisos). Naquele tempo era mais fácil ser pai. Era só fazer cara de bravo e dizer não! Mas, não pensem que ser pai, naquele tempo era só isso, não. Embora houvesse muito respeito e silêncio quando eu tossia propositadamente, o medo logo desaparecia quando, aos pés da cama, contava histórias de minha infância até que eles dormissem. Fui pai e continuarei sendo, naturalmente, com uns retoques! Ser pai é um presente de Deus que continua até a morte. É muito bonito ser pai!

(O velhinho se afasta e continua a olhar o pai que está congelado. Nisso entram, um a um, os filhos. Cada um, por vez, desamarra uma fita do rosto do pai e declama o seu texto). (valorizem a expressão corporal)

FILHA 4: Ser pai é... Não ter um único dia sem ter ficado nervoso, com medo de algum imprevisto, mas ter se sentido orgulhoso e cheio de felicidade ao tomar nos braços o filho recém-nascido.

FILHO 5: Ser pai é... Ter olhado com indignação para a criança de rua que incomodava seu descanso, mas ter sido vencido pelo amor e ter adoptado e educado com carinho.

FILHO 2: Ser pai é... Ter perdido o emprego por ter chegado tarde, pois era mais importante a vida do filho. Sim, por ele passou inúmeras noites em claro junto com sua amada esposa e companheira.

FILHO 1: Ser pai é... Ter visto o rosto do filho molhado de lágrimas ao repreendê-lo em alguma traquinice, mas, momentos depois, estava já a brincar com ele, como amigos, como se nada tivesse acontecido.

FILHA 6: Ser pai é... Entristecer-se ao ver o filho adolescente cansado da vida, sentindo-se fracassado..., e, logo, ter procurado compreendê-lo, dando-lhe ânimo e coragem que só um pai consegue fazer.

FILHO 3: Ser pai é... Ter perdido o filho para o mundo dos vícios, do roubo, da violência..., mas ter reservado sempre em seu coração um lugar exclusivo para o seu retorno.

FILHO 6: Ser pai é...Ter sacrificado a vida toda trabalhando para deixar alguma herança para os filhos e, embora esquecido num asilo, não esquece dos filhos, alegrando-se por saber que estão bem. (vai na direcção do velhinho e o abraça)

FILHA 4: Ser pai é... Brincar feliz, feito criança, com seus netos.

FILHO 1: Ser pai é... Ser amigo!

(O pai deve estar com o rosto todo descoberto. Abraça e beija um a um os personagens).

PAI: Minhas filhas e meus filhos queridos. Confesso que nem sempre fui um pai como vocês esperavam e mereciam. Me desculpem! Mas, podem acreditar, que sempre vos amei com ternura. Vou esforçar-me para vos compreender. Se não conseguir, compreendam-me, pois se o meu jeito de ser é estranho para vocês, imaginem eu conviver com a realidade dos piercings, gírias, gestos, tatuagens que vocês adoram. Uma coisa eu garanto, tudo farei para ser o pai que vocês gostam.

VELHINHO: (aproxima-se do pai batendo palmas e diz) Gostei e estou plenamente de acordo com o vosso pai. Digo mais: embora saiba que ser pai, nos dias de hoje, é uma tarefa difícil para qualquer um, ele respondeu muito bem à pergunta que o torturava: o que é ser pai. Ele mesmo deu a resposta certa: Ser pai é ser um amigo!


Diploma: Dia do Pai




Desenho colorir

Para uma carta...




Para um cartão...

para oferecer...


Coração menina...

Para escrever um poema ou mensagem...


Coração menino...

Para escrever um poema ou uma mensagem...